Brincadeiras de páscoa: 6 opções para fazer em casa!

A páscoa é um dos períodos mais festivos do ano, em especial para as crianças que aproveitam para comer todos os chocolates que puderem. Além disso, é um momento em que a família costuma se reunir, o que é muito bom para matar a saudade!

O legal dessa época ainda é que dá para fazer inúmeras brincadeiras de páscoa para todo mundo se divertir junto! Sem contar que, com tantos brinquedos modernos e atuais, as crianças ainda podem retornar para as brincadeiras mais tradicionais!

Quer conhecer as brincadeiras de páscoa mais divertidas e super educativas para fazer com as crianças? A Super25 preparou uma lista incrível com 6 opções para você escolher e fazer a alegria da garotada – e quem sabe até da família toda, não é? Continue rolando a página para conferir na sequência!

6 dicas de brincadeiras de páscoa para você fazer com as crianças!

A primeira brincadeira de páscoa que vem a nossa mente é a famosa e clássica caça aos ovos. De origem chinesa – sim, chinesa! – a brincadeira teria sido divulgada para o mundo todo após o surgimento do cristianismo, que atribuiu a simbologia à páscoa, que é a ressurreição de Cristo.

Porém, os ovos de páscoa como conhecemos só surgiu lá por volta do século 18, com a troca de presentes nesse período! Os modelos eram ornamentados e serviam para decoração, porém não ainda não eram de chocolate. Somente por volta de 1830 é que começaram a ser comercializados ovos de chocolate.

A páscoa é uma data tão expressiva que sempre que lembramos dela pensamos em felicidade e alegria, por isso as brincadeiras do período pascoal são tão famosas e esperadas. Que tal você conhecer a lista que preparamos para que sua páscoa seja ainda mais especial? Confira na lista abaixo!

  1. Quente e frio de miniovos

Essa brincadeira funciona como um quente e frio tradicional, porém nesse caso os objetos a serem encontrados serão ovinhos. Pode ser jogado com duas ou mais crianças – dependendo do tamanho da sua casa – e ela funciona da seguinte maneira.

Os ovos precisam ser escondidos em diversos cantos da casa, de modo que as crianças não os encontrem. Tendo feito isso, elas devem procurar enquanto você avisa se está “frio” – para quando estiverem distantes do prêmio – e “quente”, para quando estiverem perto.

  1. O salto do coelhinho

Faça uma linha de partida – em que as crianças deverão permanecer antes de começar a brincadeira – e uma linha de chegada, para indicar até onde elas deverão pular. O ideal é que a distância seja longa, para que a brincadeira dure um pouco mais.

Dessa forma, em posição de coelho e pulando, as crianças deverão competir para ver quem consegue chegar a linha de chegada mais rápido. Você pode fazer orelhinhas de coelho para que as crianças coloquem enquanto a brincadeira acontece.

  1. O Rabo do coelho

Essa brincadeira é super tradicional, não precisa de muitos materiais e pode ser jogada por até mesmo uma criança. Você irá precisar somente de uma cartolina com o desenho de um coelho e um pouco de algodão no formato de bolinha para representar o rabinho do coelho.

Com os olhos vendados, a criança deverá ser rodada cinco vezes e precisará tentar acertar o rabinho do coelho no desenho. Para conseguir fixar o algodão, usa fita adesiva ou crepe. Viu só como é fácil?

  1. Coelho detetive

Sabe a brincadeira de detetive, ou como também é conhecida, polícia x ladrão? O Coelho detetive acontece da mesma maneira. Para executar o jogo, você deverá separar uma quantidade de papel picado – um para cada criança que irá brincar – com nomes de animais ou até mesmo desenhos.

A criança que tirar o desenho ou nome “coelho” deverá piscar para as outras. Ganha a caixa de chocolates o coelho que conseguiu piscar para todos sem ser descoberto, ou então aquela que descobriu quem ele é!

  1. Coelho guloso

Da mesma maneira que um tiro ao alvo, só que pascal, a brincadeira do Coelho guloso consiste em desenhar o animal em um papelão grande e fazer um recorte na boca. As crianças deverão se posicionar a uma certa distância e tentar acertar na abertura um bolinha – que pode ser de papel ou qualquer outro material.

Ganha a criança que conseguir acertar mais bolinhas. O prêmio fica a seu critério, porém iria combinar com chocolate, concorda?

6 . Combinação de ovos

Além de super divertida, essa brincadeira também traz um toque educativo. Para fazê-la, você irá precisar selecionar diversos contornos de ovos e imprimir em folhas de sulfite. entregue para cada uma das crianças e peça para elas decorarem como acharem melhor.

Vale tudo, bolas, desenhos, flores, o importante é que cada uma faça de acordo com a sua personalidade. Feito isso, corte o desenho no meio e embaralhe os pedaços. Virados para baixo, as crianças deverão encontrar os pares para formar os ovos. Ganha quem formar mais pares!

O encontro familiar é muito importante e constrói boas lembranças e memórias afetivas nas crianças. Além disso, a socialização por meio de brincadeiras é essencial para que os pequeninos cresçam inseridos dentro de uma cultura e desenvolvam bons relacionamentos ao longo da vida. A páscoa é uma oportunidade para unir o útil ao agradável!

Gostando do nosso conteúdo? Por aqui nós sempre procuramos trazer diversos textos sobre educação, lazer e decoração! Que tal continuar conferindo tudo o que preparamos para você em nosso blog? Vem ler nosso post sobre 5 melhores jogos de tabuleiro e conheça ainda mais formas de interagir com as crianças!