Quando é o momento de renovar as toalhas da casa

Foto: rawpixel.com

Foto: rawpixel.com

Sair do banho e se enxugar com uma toalha sequinha e macia é um dos maiores prazeres da vida. Essa experiência agradável está totalmente ligada aos cuidados direcionados às peças durante o dia a dia, como o modo de lavar, secar e armazenar as toalhas. No entanto, chega um momento em que todas as atenções direcionadas aos itens não são mais suficientes e é chegada a hora de renovar o jogo de toalhas da casa. 

Com o tempo, as fibras das peças acabam ficando desgastadas e perdem a maciez e a absorção. Além disso, tanto as toalhas de banho quanto as de rosto, quando estão velhas, tornam-se ambientes perfeitos para o acúmulo de microorganismos, como fungos e bactérias, que podem causar inúmeros problemas para a nossa saúde. 

Mas afinal, quando é o momento certo de renovar as toalhas da casa? Para te ajudar a responder essa questão, preparamos um artigo com dicas certeiras para identificar a hora de trocar suas peças e também alguns cuidados para fazê-las durarem mais. Confira! 

Como saber a hora certa de trocar as toalhas? 

Todos os itens de cama, mesa e banho de uma casa trazem algumas instruções nas etiquetas do próprio fabricante, com alguns cuidados necessários para a manutenção das peças. Quando as informações são seguidas da forma correta, a expectativa é de que os itens, incluindo as toalhas, durem por aproximadamente 10 anos, podendo variar de acordo com o material usado para a confecção. 

No entanto, existem ainda alguns sinais que podem servir de alerta para saber a hora correta para renovar o enxoval de banho da sua casa. É preciso estar atento ao estado de conservação das peças: o principal fator a dar indícios para que uma troca seja feita. No caso das toalhas brancas, repare se elas estão começando a ficar amareladas e, se forem coloridas ou estampadas, observe se há desbotamento. 

Além disso, o poder de absorção também é um indicativo. Se as toalhas já não enxugam como antes, significa que é a hora de trocá-las por novas. As instruções também valem para os roupões e robes, peças que possuem funcionalidades parecidas com as das toalhas. 

Cuidados para a toalha durar mais

Para que as toalhas possam ser usadas por bastante tempo, cumprindo a função de forma eficaz, existem ainda algumas dicas. O primeiro ponto é o período de uso contínuo de um mesmo item. A troca das toalhas de banho e de rosto depende muito do espaço onde ela fica, mas, de modo geral, a recomendação é que as peças sejam substituídas entre três dias e uma semana, considerando a umidade do local e frequência de uso.

Na hora de lavar o enxoval de banho, é importante separar as peças coloridas das brancas, assim como de itens com outros tecidos na máquina de lavar. Outra dica é não pesar a mão no sabão em pó, pois ele pode deixar as toalhas duras e ressecadas. Já para a secagem, deixe as peças bem esticadas em um local com boa circulação e de preferência na sombra.

Leia também: Dicas para conservar cobertores e mantas