Óculos de natação são importantes para a saúde dos olhos

guillermodiazmieryteranUrsIDtdBDVQunsplash

Foto: Guillermo Diaz Mier y Terán/Unsplash

Movimentar o corpo e praticar alguma atividade física trazem inúmeros benefícios para a saúde. A natação ajuda na capacidade cardiorrespiratória, no desenvolvimento de músculos, dá mais flexibilidade e melhora a resistência do corpo. Sem falar em como um bom mergulho pode renovar as energias e fazer o dia começar melhor, não é mesmo?

No entanto, todo esporte necessita de alguns itens para garantir uma prática segura e satisfatória. No caso da natação, os óculos são indispensáveis. Que tal conhecer um pouco mais sobre o acessório? Neste artigo, separamos alguns fatores que vão te mostrar a importância dos óculos de natação, um item que pode influenciar diretamente na saúde dos seus olhos. Continue a leitura e confira!

Porque os óculos de natação são importantes? 

Tanto para quem vai dar um mergulho para relaxar, quanto para quem pratica a atividade de forma profissional, os óculos de natação são essenciais. Indo muito além de um mero acessório esportivo, quem utiliza o item consegue mais proteção para a visão durante o esporte, adquire mais visibilidade no meio aquático e também melhora sua performance. 

Protege os olhos do cloro ou do sal

O primeiro ponto que destaca a importância dos óculos de natação é a garantia de uma boa saúde ocular. O contato direto com a água, seja da piscina ou do mar, pode causar certos desconfortos como vermelhidão ou até mesmo olhos secos após os treinos. De modo geral, quando abrimos os olhos embaixo d’água, a proteção natural da córnea, chamada de filme lacrimal, é eliminada e a região fica exposta a diversas bactérias presentes na água.

Enquanto nas piscinas encontramos o cloro, um produto químico utilizado na limpeza da água que pode causar irritações nos olhos mais sensíveis, no mar, a questão é o sal. Além disso, em ambos os ambientes é possível encontrar a presença de microrganismos que podem causar infecções, coceiras, ardências e irritação. 

Por esse motivo, o uso do acessório é indispensável para todo praticante de natação, pois abrir os olhos dentro d’água sem qualquer proteção pode trazer problemas para a saúde.

Enxergar melhor dentro d’água

Outro ponto é a ampliação do campo de visão dentro d’água. Seja na piscina ou no mar, enxergar embaixo d’água nem sempre é fácil, além de também não ser confortável. O fato de os óculos de natação permitirem maior visibilidade durante a prática da atividade também auxilia os nadadores iniciantes que ainda estão se familiarizando com o ambiente, aumentando a confiança e a segurança no início da atividade.

Melhora a performance 

Por garantirem maior visibilidade durante a natação, os óculos conseguem também auxiliar na performance do atleta. Com os olhos protegidos, o nadador consegue realizar movimentos mais precisos e, assim, obter uma atuação mais positiva durante a prática.

Gostou de conhecer a importância de investir nesse acessório? A Super25 possui opções de óculos de natação para você e para o seu filho! Os preços foram pesquisados em novembro de 2021.

oculosadulto

Óculos de natação adulto (R$ 27,99)

oculoscrianca

Óculos de natação infantil (R$ 7,99)