Dicas para conservar cobertores e mantas

Foto: Dan Gold/Unsplash

Foto: Dan Gold/Unsplash

Com as noites mais frias está na hora de usar mantas, cobertores e edredons. Essas peças, quando não higienizadas e guardadas corretamente, podem causar diversos tipos de alergias e é preciso verificar em que estado se encontram antes de colocá-las em uso. Para conservá-las, é ideal ler a etiqueta em cada peça com as instruções corretas de lavagem e de armazenamento.

Antes e depois

Para que essas cobertores e mantas tenham vida longa, com a conservação da qualidade, é importante higienizá-las antes e depois do uso. Isso vai prevenir que causem alergias respiratórias e de pele. Caso não estejam limpas, a tendência é tornarem-se focos de ácaros, mofo e outros micro-organismos.

Para que tenham uma boa higienização, é importante lavar edredons, mantas e cobertores antes de usar, ao serem retirados do armário, principalmente se estão guardados há mais de seis meses, justamente para eliminar o risco para a saúde. Depois do inverno, após o uso da peça, também é importante lavar novamente, a fim de ser armazenada limpa.

A secagem é outro passo importante. Cobertores e edredons devem ser guardados sem qualquer vestígio de umidade. Após a lavagem, ficar ao ar livre por bastante tempo garante isso. Daí, estão prontos para o uso ou para voltarem ao guarda-roupa. Se estão em uso, uma vez por semana devem ser colocados para arejar.

Como lavar

Antes de lavar, se a peça estiver empoeirada, é necessário passar um aspirador de pó. A lavadora deve ter capacidade suficiente para lavar essas peças em casa. Para evitar que fique resquício de produtos de limpeza nos cobertores, é recomendável usar sabão líquido ou diluir em água o sabão em pó antes de colocá-lo na máquina. O mesmo deve ser feito com o amaciante. A melhor opção de lavagem é para peças delicadas.

Caso a lavadora de casa não tenha a capacidade suficiente para lavar peças maiores, geralmente as lavanderias fazem o serviço com qualidade.

Para guardar

Alguns cuidados devem ser adotados para guardar cobertores e edredons. Caso tenham voltado da lavanderia, é preciso retirar do saco plástico, ou fazer uma fenda nele para que areje, pois pode guardar umidade, fazendo com que haja proliferação de fungos e mau cheiro.

Para que não peguem poeira no armário, o ideal é guardá-los em sacos para embalagens a vácuo, que têm uma válvula para a retirada do ar. Esse armazenamento evita que o mofo se instale. Um método mais em conta pode ser feito com sacos plásticos. Depois, o ar deve ser retirado com um aspirador de pó ou uma bomba para vácuo e a embalagem pode ser fechada com fita adesiva.

Uma alternativa são capas de TNT com zíper, compradas em lojas de produtos organizadores. Esse tecido é poroso e permite a ventilação, ao mesmo tempo em que protege as peças. É importante que o lugar onde são guardados não tenha umidade ou o risco de surgimento de traças, por exemplo. Para evitá-la, uma dica é colocar giz de lousa dentro de saquinhos de filó e adicioná-los nas embalagens dos cobertores e nos armários.