Como organizar a geladeira para preservar os alimentos

elloAEU9UZstCfsunsplash

Foto: Ello/Unsplash

Manter a geladeira organizada nem sempre é algo fácil, não é mesmo? Às vezes, a bagunça ocorre pela falta de tempo, por ter crianças em casa ou até mesmo pelas sobras de alimentos que sempre tomam conta dos espaços e deixam tudo um verdadeiro caos.

A tarefa pode ainda ser mais complicada em datas comemorativas como Natal e Ano Novo, por exemplo, em que a geladeira tende a armazenar mais comida do que o normal e a correria impossibilita deixar tudo nos conformes. 

Mas se engana quem pensa que manter essa área da cozinha no lugar é um quesito apenas para organização. Ter uma geladeira em que cada item tem o seu espaço facilita no preparo de pratos, auxilia na limpeza, ajuda a evitar desperdício e ainda pode ser benéfico para a saúde, já que fica mais fácil perceber quais alimentos estão na validade, evitando contaminação ou intoxicação alimentar.

Que tal conferir algumas dicas para deixar sua geladeira sempre em ordem, mantendo seus alimentos armazenados da forma correta e os conservando por mais tempo? Continue a leitura que a Super 25 te explica! 

Comece pela limpeza

Antes de qualquer coisa, é de extrema importância realizar uma limpeza em toda a geladeira. Comece esvaziando o eletrodoméstico e aproveite para verificar se não há nenhum alimento vencido ou estragado. Além disso, enquanto estiver retirando os itens, você pode já ir separando-os por categorias, para facilitar a organização depois. 

Para fazer a limpeza, a dica é usar apenas água e produtos que não tenham cheiros fortes, como detergente neutro, por exemplo. Limpe as portas, as prateleiras, as gavetas e, se for necessário, realize o descongelamento. O ideal é repetir a limpeza a cada 15 dias. 

Reserve recipientes 

Os recipientes são os protagonistas quando falamos de organização na geladeira. Seja na prateleira, congelador ou na gaveta, guardar os alimentos em potes ajuda a conservar melhor os alimentos, além de manter tudo em seu lugar.

Se no momento da limpeza, você notou sobras de comidas em panelas, guarde-as em recipientes com tampa, pois eles são as melhores opções para armazenar e ganhar espaço. A dica é investir em potes médios e transparentes, que facilitam a identificação do conteúdo. 

No site da Super 25, você encontra diferentes modelos de potes. Confira alguns disponíveis: 

potes

Pote hermético de acrílico / Pote hermético redondo / Pote hermético quadrado

Organize os alimentos

Finalmente chegou a hora de organizar os alimentos na geladeira! A seguir, te daremos algumas dicas de como utilizar os espaços do eletrodoméstico para armazenar os alimentos. 

Congelador

O congelador é o espaço reservado de temperaturas extremamente baixas e, por esse motivo, é usado para armazenar alimentos congelados, além de carnes e sorvetes.

Para evitar o cheiro ou vazamento de alimentos como peixes e carnes em geral, você pode utilizar potes com boa vedação, mas verifique se eles podem ir ao congelador.

Alguns recipientes de plástico e vidro são frágeis e podem estourar com o frio extremo.  

Compartimento superior

Sabe aquele espaço da geladeira que fica acima das prateleiras e próximo do congelador? Ele serve para guardar alimentos que necessitam de maior refrigeração, como frios, embutidos e derivados de leite.

Você também pode usar este local para gelar bebidas de maneira mais rápida, sem risco de congelar. 

Primeira prateleira

Na primeira prateleira, a dica é armazenar os alimentos mais usados. Além disso, os itens que estragam rápido e as sobras também devem estar nesse patamar. Dessa forma, é possível evitar o desperdício.

Prateleira do meio

Na prateleira do meio, indica-se reservar alimentos com muito líquido e também os que não apodrecem rápido demais. Ovos, manteiga, geleia, azeitona e até mesmo os doces devem ser armazenados neste local.

Última prateleira

Já na última prateleira da geladeira, você pode colocar alimentos que estão descongelando, saladas, frutas e também garrafas que podem ser armazenadas deitadas. 

Gaveta

Na gaveta, geralmente são as verduras e os legumes que ocupam o espaço. A dica para manter tudo mais organizado é separar os alimentos em potes e recipientes. 

Porta da geladeira

A região da porta da geladeira é o espaço menos refrigerado e, por esse motivo, indica-se posicionar no local as garrafas de água, bebidas e pequenos recipientes como ketchup e temperos, por exemplo.

No entanto, não é indicado deixar ovos e leite na porta, como normalmente costuma-se fazer. O fato de abrir e fechar a geladeira pode contribuir para a oscilação de temperatura, podendo estragar os alimentos. 

Tenha consciência no consumo

A última dica para organizar a geladeira no dia a dia diz respeito à lotação no eletrodoméstico. Muitas pessoas acreditam que quanto mais cheio o aparelho, melhor. Mas saiba que esse não é um bom hábito.

Primeiro porque, muitas vezes, alguns alimentos acabam estragando e, segundo, porque as geladeiras têm suas limitações e não podem ser sobrecarregadas. É importante deixar espaços para que o ar possa circular, principalmente no congelador. 

Leia também: A cozinha ideal para quem ama culinária