O ato de brincar vai muito além do entretenimento para passar o tempo, é um mundo de possibilidades e imaginação. Brincadeiras envolvem a ludicidade e contribuem diretamente para o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças. O ato de brincar de casinha não poderia ser diferente, não é mesmo?
Brincar de casinha é emocionante para os pequenos, é uma das atividades mais tradicionais, populares e universais entre as crianças de todas as idades e classes sociais. Além de tudo, é um jogo de imitação em que as crianças reproduzem, de forma espontânea, aquilo que os adultos costumam fazer no dia-a-dia.
Pode até parecer uma simples brincadeira mas, brincando de casinha as crianças aprendem sobre regras e sentimentos e conseguem desenvolver a coordenação motora e até mesmo suas habilidades sociais, como respeito, empatia, comunicação, paciência e o exercício de dividir.
Uma brincadeira para todas as crianças!
Durante muito tempo brincar de casinha ou de boneca era considerado uma “brincadeira de menina”, enquanto que carrinho e bola eram “brinquedos de menino”, muito reforçados pela indústria de brinquedos, mas com o passar do tempo essas expressões passaram a ficar desatualizadas. Hoje, a gente entende que as crianças podem escolher do que brincar.
A evolução da sociedade se reflete também nos brinquedos e brincadeiras. Cada vez mais homens e mulheres dividem as tarefas de casa e também a criação dos filhos. Então porque não permitir que desde pequenas elas aprendam esses valores brincando?
Ao brincar, as crianças reproduzem tarefas do seu cotidiano de maneira lúdica e assim conseguem se desenvolver, criando experiências, além de terem a possibilidade de vivenciar diferentes papéis divertidos.
Benefícios de brincar de casinha
Ao brincar, as crianças conseguem estimular a criatividade, experimentando e aprendendo, espontaneamente. Fazer comidinha, cuidar da boneca, arrumar a casinha, sentar na mesa para comer, são só algumas das atividades que as crianças podem fazer enquanto brincam e que levarão para a sua vida adulta.
Veja alguns benefícios que brincar de casinha pode trazer para os pequenos:
-
Estímulo da imaginação e criatividade
Toda criança gosta de criar e imaginar histórias. Brincar de casinha é um estímulo a mais para que as crianças imaginem situações e agucem a sua criatividade. Estamos começando a sentir saudades da infância por aqui… Mas, vamos lá!
Seja uma casinha montada ou até mesmo feita de papelão, as crianças podem inventar histórias e ser quem desejarem: a dona de casa, o homem que está recebendo os amigos, a patroa rica e descolada, o senhor que está fazendo um chá… São tantas opções!
-
Desenvolvimento da coordenação motora
Ao brincar as crianças desenvolvem a coordenação motora e também os sentidos de lateralidade e de espaço.
Servir a comidinha, dobrar a roupinha da boneca, tirar e colocar as panelinhas no fogão são ótimas maneiras de trabalhar a coordenação motora.
-
Desenvolvimento da autonomia
Brincando a criança pode tomar decisões e assumir responsabilidades, sendo o personagem que ela quiser. Além da autonomia é possível trabalhar também com habilidades que podemos descobrir na infância: como o gosto pela gastronomia.
-
Interação social
Brincando as crianças desenvolvem a sua interação e desde cedo conseguem ter noções sobre dividir e compartilhar, seja nos brinquedos ou nas atividades e tarefas. Essa interação é muito importante para que elas aprendam a dialogar, a criar regras de convívio e a lidar com as diferenças, além de terem contato físico moderado e saudável.
Outro ponto positivo é a habilidade social, já que ao reproduzir comportamentos e situações sociais ela consegue se desenvolver na comunicação e na resolução de possíveis pequenos conflitos.
-
Emoções
Ao criar e imaginar histórias e situações as crianças são capazes de desenvolver seus sentimentos e emoções. Algumas crianças são mais tímidas e tem certa dificuldade para expressar emoções e ao brincar elas conseguem imergir nesse mundo e se abrir mais.
Ao brincar de casinha as crianças sentem-se livres e por isso conseguem se expressar muito melhor, sem medo de serem reprimidas ou julgadas.
Brinque com seus filhos
Brincar com os seus filhos é muito importante para criar uma relação de cumplicidade e também poder perceber algumas questões sobre sua personalidade e jeito de ser que poderiam passar batidas no cotidiano. Para as crianças esse momento de interação com os pais e os irmãos é de extrema importância.
Muitos pais e mães dizem que por conta da rotina corrida de trabalho e casa não tem tempo para brincar com os filhos e muitas vezes acabam usando maneiras de distrair as crianças com tablets e brinquedos eletrônicos.
Nem sempre quantidade quer dizer qualidade, então, tente dedicar pelo menos 20 minutos do seu tempo para brincar de casinha e acompanhar o desenvolvimento do seu filho ou filha, esse é um ótimo caminho para criar memórias e estreitar os laços afetivos.
Estimule seus filhos a brincar de casinha e dedique um tempo para compartilhar a brincadeira. Com certeza as crianças crescerão imersas em um universo de ludicidade que vai além da tela dos videogames.
Em algum momento, as crianças olharão para a casinha sem interesse. Nesse ponto, elas irão preferir atividades de adolescente, isso é normal mas, acredite em nós: todas as fases passam muito rápido. Por isso, certifique-se de aproveitar a fase de brincar de casinha ao máximo!
Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso post com dicas para organizar os brinquedos das crianças e evitar que a casa esteja bagunçada. Com a Super25 fica muito mais fácil aproveitar a vida se divertindo com as crianças!