Soluções criativas para organizar brinquedos: dicas que funcionam!

Com a presença de crianças a nossa casa se transforma em um celeiro de sonhos. Afinal, é ali que acontecem as brincadeiras, mundos mágicos são descobertos e aventuras são travadas. Porém, os brinquedos espalhados acabam tornando mais cansativa a rotina das mamães e papais.

Nesse post, vamos te ajudar a entender como organizar brinquedos de uma maneira prática e funcional, sem acabar com a diversão dos pequenos! Vamos lá?

A brincadeira é a principal fonte de desenvolvimento da criança, através dos mais diferentes tipos de jogos e brinquedos é que a criança desenvolve habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais. Para os papais de primeira viagem, ter a sua casa transformada em um grande depósito infantil com tantos brinquedos pelo chão pode ser um verdadeiro estresse.

Por não saberem o que fazer, muitos pais acabam podando algumas brincadeiras e limitando fatores essenciais que contribuem e muito para o crescimento e expressão infantil. Afinal, no universo infanto-juvenil brincar é coisa séria, esse é o maior meio que eles possuem para expressarem sentimentos como: frustração, alegria, raiva, vitória e empatia. Ao desfrutar da imaginação e explorar todos aqueles brinquedos a criança está nada mais nada menos que: decodificando o mundo!

Com efeito, permitir com que o seu filho brinque sem barreiras exige empenho mas essa não precisa ser uma tarefa cansativa e desgastante. A cultura lúdica perpassa a humanidade há anos e muitas vezes limitar drasticamente a forma de brincar ou ocupar a criança com muitas atividades extracurriculares pode ser uma ação prejudicial a longo prazo, ainda que pareça que você está fazendo um favor.

A chegada dos eletrônicos e a dominância do streaming infantil nas telinhas podem ser prejudiciais se impostas sobre excesso à criançada. Dificilmente a criatividade será explorada se os brinquedos ficam guardados em lugares inacessíveis ou se os horários para início e término são muito restritivos.

O tempo para brincar, no caso dos pequenos, precisa ser livre, uma vez que essa é a linguagem deles, por isso, vale a pena aprender a liberar espaço e autonomia para as suas crianças brincarem com prazer sem com que isso afete a rotina e a organização da sua casa.

5 dicas de como organizar os brinquedos sem acabar com a diversão!

dicasorganizar corpo1 1

Agora que falamos um pouquinho sobre a importância dos brinquedos e brincadeiras na vida e desenvolvimento das crianças, precisamos identificar meios para fazer com que essa realidade também funcione para os pais. A rotina dos pais é múltipla e por vezes, chegar em casa e ter que lidar com a organização dos brinquedos acaba sendo uma tarefa extremamente cansativa. Com razão!

Para te ajudar a lidar com essa situação de forma mais leve e proveitosa selecionamos algumas dicas extraordinárias e muito funcionais, acompanhe a leitura e veja como são simples!

Busque por espaços acessíveis

dicasorganizar destaque 1

Por muito tempo os quartos infantis foram projetados mais para os pais do que para os filhos, mas isso ficou no passado. Precisamos criar ambientes acessíveis que permitam que todos os brinquedos fiquem ao alcance da criança.

Talvez você possa se perguntar: mas, fazendo isso, não será ainda maior a desorganização? Na verdade, o que ocorre é justamente o efeito contrário. Se o brinquedo está à disposição da criança com muito mais facilidade também será mais simples a tarefa de guardar.

Quando as crianças crescem sendo ensinadas de que devem guardar o brinquedo após o uso, cria-se um hábito incrível. Mas, para isso, elas precisam ter acesso a eles desde muito novas. O ideal é colocar prateleiras baixas e decorá-las com muita personalidade, para que os bebês se sintam ainda mais conectados.

Crie um ambiente personalizado

Algumas casas não possuem a realidade de cômodos personalizados para brincadeira, mas ainda sim você pode construir esse clima no próprio quarto da criança. Separe um espaço, ainda que pequeno, personalizado com mesas, temas de personagem que a criança gosta, lugares próprios para desenho e muita cor para garantir a diversão.

Com esse espaço apropriado fica mais fácil da criança entender em qual local ela pode brincar e exercer toda a imaginação e criatividade sem repressão! Isso fará com que os brinquedos não se espalhem por toda a casa, diminuindo o tempo gasto na arrumação e mantendo o lar nos eixos.

Invista em caixas e cestos

dicasorganizar corpo3 2

As caixas organizadoras são excelentes e fáceis de serem encontradas, acessíveis elas servem perfeitamente para guardar os brinquedos. No entanto, se quiser tornar essa dica ainda mais otimizada, invista em nichos de parede ou cestos semelhantes ao de roupa suja ou tecidos.

Chame a criança para personalizar cada cesto, garantido que os brinquedos fiquem separados por tamanho ou modalidade. Dessa forma a criança participa do processo de organização e é como se cada brinquedo tivesse a sua própria casa. Arrumá-los também pode fazer parte da brincadeira!

Além de organizado o quarto fica uma graça!

Entenda o processo de organização do seu filho

Cada pessoa possui um processo único de organização, com a criança isso não seria diferente. Aprenda como o seu filho se organiza com seus brinquedos, onde ele gosta de colocá-los e de que forma ele costuma distribuí-los. Assim, fica mais fácil criar rotinas e hábitos que correspondem ao desejo da criança.

Por exemplo, é legal transformar o processo de organização em algo interessante e mostrar para criança que assim como ela precisa dormir e descansar os brinquedos também precisam de um lugar no fim do dia. Personalizar esse espaço e deixar sempre a vista faz com que a criança entenda onde está cada coisa e a importância de manter tudo em seu devido lugar, até mesmo para na hora da brincadeira ele saber onde encontrar!

Etiquetas identificadoras

Se os brinquedos permanecem todos em uma única caixa, ao longo do dia, para cada brinquedo que o seu filho escolher, todos os outros sairão do lugar. É preciso ser estratégico e criar gatilhos e possibilidades simples onde a criança encontrará exatamente aquilo que ela deseja.

Fazer etiquetas e colá-las nos devidos cestos e nichos pode ser uma ótima solução, mas caso o seu pequeno ainda não saiba ler, crie com ele etiquetas ilustrativas com o tema de cada local e ensine-o a identificar. Dessa forma, quando ele quiser um brinquedo saberá onde o encontrar, isso reduz o total de itens espalhados no fim do dia.

Criar um pensamento organizado e um processo bem definido internamente faz com que aplicar a organização no externo seja uma tarefa cotidiana e natural. Muitas vezes para se ter brinquedos organizados basta organizar a forma de brincar, como dissemos anteriormente, colocar os brinquedos em seu devido lugar, preparar ambientes atrativos e tornar a tarefa acessível e executável para a criança são ótimas ideias.

O excesso também pode ser um fator que contribui para a bagunça, de tempos em tempos confira com o seu filho brinquedos que não fazem parte mais do seu interesse, ou que estão estragados e descarte-os, manter o necessário e o essencial auxilia na manutenção da ordem e distribuição dos brinquedos.

E então, o que achou do nosso post? Tentamos reunir com carinho as melhores dicas para um lar organizado e muito divertido! Conte para gente nos comentários como tem sido essa experiência, estamos com você nessa!

Acompanhe o nosso blog e receba dicas sobre brinquedos essenciais, diversão, criatividade e todo esse universo mágico infantil que a gente ama! Até a próxima!