Descubra quais os melhores brinquedos para cada idade!

A infância é a fase mais importante da nossas vidas, porque é nos primeiros anos de vida que vivemos experiências que definem e moldam o tipo de adulto que vamos nos tornar.

Nessa etapa essencial, cada detalhe precisa ser pensado para o melhor desenvolvimento possível, inclusive as brincadeiras. Os melhores brinquedos para isso são aqueles que têm grande influência na formação da criança, esse mercado desenvolveu inúmeras opções para auxiliar o desempenho cognitivo de diferentes idades.

Continue acompanhando nosso conteúdo para entender melhor sobre eles!

Qual a influência dos brinquedos na formação das crianças?

A escolha de brinquedos para entreter nossos pequenos parece simples: comprar o que tenha a função mais atrativa. Entretanto, quando tempos uma intenção educativa, essa tarefa pode exigir um pouco mais de cuidado — com a faixa etária, material, tipos — além do fato deles possuírem uma importância muito maior do que podemos imaginar na formação das crianças

Uma criança que possui um bom desenvolvimento cognitivo apresenta boas respostas no processo de compreender, responder, interagir ou executar uma atividade social adequadamente. Tudo isso é essencial, não é mesmo?

A Organização Mundial da Saúde alerta que é preciso estar atento quando a criança demonstra alguma dificuldade em uma dessas interações que não estejam de acordo com a idade.

Dessa maneira, é extremamente importante proporcionar às crianças oportunidades para demonstrarem que suas cognições estão evoluindo de acordo com a faixa etária. Os brinquedos podem ser grandes aliados para o desenvolvimento dessas habilidades — essenciais para uma infância saudável — uma vez que auxiliam na imaginação, socialização, memória, e sensações, entre outros. Vamos entender melhor cada um deles:

  • Estimular a imaginação

A imaginação é uma das características que mais identificam a infância, e ela pode ser estimulada com alguns brinquedos que ajudam a melhorar essa habilidade. Brincadeiras que colocam os pequenos para pensar em situações fora da realidade, ajudam a explorar a inteligência que já está sendo desenvolvida desde o primeiro dia de vida.

  • Socialização

A socialização normalmente começa quando a criança inicia sua vida escolar, porém, é importante começar a mostrar para ela a importância de interagir e compartilhar ainda antes disso. Com os brinquedos que permitem brincadeiras conjuntas entre amiguinhos e irmãos, ela já estará praticando essa habilidade.

  • Memória

Na fase de crescimento, nosso cérebro precisa receber vários estímulos para desenvolver um raciocínio rápido no futuro. E, assim como as outras habilidades, brinquedos que estimulem a memorização precisam ser incluídos na infância das crianças. Ainda auxiliam na relação deles com os objetos, outro fato que precisa de atenção caso não desenvolvido corretamente.

 As melhores opções para cada faixa etária!

Uma vez que a importância dos brinquedos foram estabelecidas, o próximo passo é encontrar brinquedos que sejam adequados para cada idade. Cada faixa etária de uma criança pede um tipo de brinquedo diferente. Listamos algumas dicas para você:

De 0 a 3 anos de idade:

0 3 parte 1 PS 1

Os três primeiros anos de idade são uma verdadeira descoberta. É nessa fase que as crianças aprendem a andar, falar, comer, e principalmente: a PEDIR! Embora a atenção nesse período precisa ser redobrada, os brinquedos educativos te ajudam a entreter e aprender ao mesmo tempo.

Procure por brinquedos que explorem os 5 sentidos da criança, nessa idade eles costumam colocar tudo na boca para conhecer os objetos, por isso, tapetes interativos, brinquedos de montar com peças maiores, massinhas de modelar — você pode fabricar em casa com a ajuda do seu filho(a) — e jogo da memória adequado à idade são excelentes escolhas.

De 4 a 7 anos de idade

4 7 parte 2 PS 1

Na faixa entre os 4 e 7 anos a criança já está com sua autonomia parcialmente desenvolvida e possui noções básicas do que pode ou não colocar na boca, brincar com brinquedos menores já não é um problema.

Aqui, os jogos podem para exigir mais do raciocínio deles, e como começam a desenvolver atividades pedagógicas na escola, investir em lápis de cores e desenhos para colorir é uma forma de incentivar os estudos. Nessa etapa é fundamental explorar a raciocínio e criatividade, pois logo irão iniciar atividades escolares mais complexas.

De 8 a 10 anos de idade

8 10 parte 1 PS 1

Crianças de 8 há 10 anos já estão ainda mais independentes e as opções de brinquedos aqui se tornam ainda mais abrangentes. Explorar o raciocínio e imaginação também é muito importante, então jogos de tabuleiros como xadrez e dama são muito indicados neste momento.

Hoje em dia também existem muitas opções interessantes para os maiores, como jogos de construção que ajudam na hora de criar algo novo, banco imobiliários para desenvolvimento de estratégias e até kits de mágica que elevam a imaginação.

Brinquedos pedagógicos e educativos são a mesma coisa?

Não, os brinquedos pedagógicos, embora similar aos educativos não são a mesma coisa. O primeiro tem como objetivo auxiliar habilidades que são exploradas no ambiente escolar, como desenhos para colorir, por exemplo. Já o segundo são aqueles que irão ajudar no desenvolvimento das funções que já foram ditas anteriormente.

Por isso, na hora de escolher o brinquedo para suas crianças, estabeleça qual dos objetivos quer explorar, ou procure opções que envolva os dois tipos.

Conseguiu entender a importância dos brinquedos na formação das crianças? Para resumir, a infância precisa unir dois elementos: diversão e desenvolvimento. Continue acompanhando o blog da Super 25 para mais conteúdos como esse!

Até a próxima!