Saiba tudo sobre os bonecos funko pop

charliesolorzanokQGyZ3SEfXcunsplash 2 scaled
Funko Pop do cantor Prince (Foto: Charlie Solorzano/Unsplash)

Você provavelmente já comprou ou teve vontade de comprar um Funko Pop, não é? As pequenas estatuetas, feitas de vinil, caracterizadas pela cabeça maior e pelos olhos arredondados são um verdadeiro sucesso. Além de virar item de coleção de grande parte do movimento geek e pop, também é objeto de decoração que pode ser encontrado nas estantes de pessoas de diferentes idades, gêneros e gostos.

Dados da própria empresa, divulgados pela Época Negócios, deixam clara a potência do mercado: em 2018, a marca teve um faturamento de quase U$ 690 milhões, com mais de oito mil modelos à venda, já que o mesmo personagem pode ter diferentes versões de Funkos.

Para quem quer conhecer mais sobre o item e para os que já são fãs de carteirinha, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre Funko Pop. Qual a sua história, quais modelos fazem mais sucesso e quais são as raridades do mercado. Confira a seguir!

1 1

Big Boy foi o primeiro Funko criado (Foto: Funko Brasil/Reprodução)

História dos Funko Pop

Apesar da febre pelos Funkos ter se popularizado nos últimos anos, a marca não é de hoje. A história da empresa começa em 1998, quando Mike e Claudia Becker, colecionadores de brinquedos, decidem criar uma linha de bobbleheads – bonecos com cabeças balançantes -, com temáticas nostálgicas. O primeiro item lançado foi Big Boy, personagem da franquia de restaurantes de mesmo nome. 

Em 2005, Brian Mariotti, atual CEO, comprou a empresa de Becker. Alguns anos depois, a marca lançou sua linha Pop, dando origem ao estilo de boneco que se tornou grande fenômeno por todo o mundo. Hoje em dia, companhias de grande peso como Marvel, DC Comics, Sony Pictures e Fox possuem acordos de licenciamento com a Funko, que produz, além dos bonecos populares, aparelhos eletrônicos (headsphones, cabos USB, etc).

Designsemnome1 1
Super-heróis, personagens da Disney e de Harry Potter são exemplos de Funkos muito amados (Fotos: Super 25/Divulgação)

Universos mais populares

É possível encontrar Funko Pop de personagens e artistas dos mais diversos segmentos e universos. Porém, existem alguns específicos que costumam chamar atenção dos fãs, sendo figurinhas repetidas em coleções. Também é um exemplo de presente ideal para quem ama alguma série, livro ou saga de filmes – já que é impossível não se apaixonar pelos bonecos!

Para começar, a sequência histórica de Star Wars é responsável pela produção de muitos Funkos. Outros segmentos como Harry Potter, Senhor dos Anéis, Friends até aos mais recentes – como as séries da Netflix Casa de Papel e Stranger Things – são apostas certeiras dos entusiastas do meio.

Outra área que não pode faltar no Funko Pop, principalmente entre os geeks de carteirinha, são bonecos de super-heróis e personagens de quadrinhos. Não à toa, Marvel e DC encabeçam a lista de empresas que autorizam o uso de seus personagens pela Funko!

Mas as opções são ilimitadas. Você consegue achar Funko de cantores, atores, desenhos animados – dos Looney Tunes à Disney -, animes, atletas e muito mais. 

Raridades do mercado

Como toda boa coleção, existem aqueles itens bem raros, que valem uma bolada. Assim como qualquer raridade, um Funko do tipo costuma ser originado de edições especiais, com pouquíssimas cópias produzidas, ou são artigos mais antigos.

O valor para adquirir uma peça rara pode variar, porém, há leilões de Funkos em que os lances podem chegar a mais de U$ 10 mil. Ou seja, é para quem realmente ama, né?

3 1
Funkos raros (Fotos: Funko Brasil/Reprodução)

De acordo com a Funko Brasil, alguns dos mais raros (e caros) atualmente são:

  • Alex, do filme “Laranja Mecânica”. Nunca chegou a ser oficialmente comercializado, com apenas 12 unidades pelo mundo. O produto pode superar a casa dos U$ 13 mil.
     
  • Stan Lee prateado e assinado. Feito especialmente para um evento e autografado pelo escritor e produtor, o Funko do criador de grandes heróis da Marvel pode valer até U$ 6 mil.
     
  • Dumbo com maquiagem de palhaço. O Funko do clássico da Disney de 1941 foi produzido para uma edição especial da Comic-Con, com o total de 48 peças. O valor supera a marca de U$ 5 mil.

Se você prefere guardar dinheiro e adquirir um Funko mais simples – mas igualmente bonito e especial -, confira a lista da Super 25. São produtos de segmentos e séries variadas, com um item para pessoas de todos os gostos!