10 Motivos incríveis para usar o quebra-cabeças na educação infantil!

Jogos de raciocínio lógico são ótimos para o desenvolvimento humano, isso já é sabido por muitas pessoas, principalmente educadores. Dentre esses jogos, o quebra-cabeças é um dos mais vantajosos quando se trata de promover habilidades em crianças em fase de educação infantil.

Inserir atividades nesse período de desenvolvimento na vida das crianças faz todo o sentido cognitivo, pois, nessa fase, elas estão dando seus primeiros passos nas práticas de socialização. É nesse momento, também, em que a criança mais aprende, desenvolve e aperfeiçoa habilidades que serão importantes no futuro, quando forem adultas.

Diante disso, muitos professores, pedagogos e demais pessoas interessadas na área da educação têm buscado no quebra-cabeça oportunidades incríveis de aplicá-lo na educação infantil, com intenção de promover o fortalecimento intelectual, social, dinâmico e criativo das crianças.

Por isso, nós, da Super 25, interessados em sempre proporcionar conteúdos reais e interessantes, além de garantir uma maior informatividade aos nossos leitores, trouxemos 10 motivos essenciais para inserir o quebra-cabeças na fase da educação infantil! Que tal acompanhar na sequência? Vem com a gente!

Saiba mais: Tá gostando da leitura? Que tal conferir também nosso conteúdo sobre como montar um playground na sua casa? Não há como se arrepender!

Quebra-cabeças na educação infantil: 10 motivos para usá-lo já!

Estimulante para aumento de criatividade, encorajamento para lidar com adversidade, desenvolvimento de habilidades motoras. Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais é importante inserir jogos de quebra-cabeças no período de alfabetização. Além disso, atividades lúdicas e dinâmicas são muito apreciadas pelas crianças.

Nesse momento elas estão aprendendo a socializar, desenvolver empatia e confiança pelo outro. Assim, é no quebra-cabeças que encontramos oportunidades incríveis de inserir as crianças em um grupo sem que ela se sinta intimidada ou coagida! Veja na sequência os 10 motivos mais impressionantes para começar a usar o quebra-cabeças desde cedo na criação das crianças!

  1. Fortalece a visão espacial

    Corpo Topico 1 PS 1

    Como no quebra-cabeças a criança precisa estar atenta para conseguir encontrar as peças que encaixam perfeitamente nas lacunas, ela desenvolve um olhar mais atento ao próprio redor. A dificuldade enfrentada pela criança das peças estarem sempre espalhadas mostra para os mais novos que há a necessidade de desenvolverem, mesmo que minimamente, um senso de organização de sua atividade.

  2. Estimula o desenvolvimento estratégico

    Por precisar exercitar o olhar atento às especificidades de cada peça, a criança acaba desenvolvendo a capacidade de planejamento estratégico, uma vez que precisa identificar, selecionar e aplicar a peça no local adequado. Crianças em séries da educação infantil precisam ser incentivadas à prática para que esse ensinamento seja palatável mais facilmente.

  3. Desenvolve o raciocínio lógico
    menino montando quebra cabeça sentado no chão

    O quebra-cabeças é um jogo completamente lógico. Com isso, o jogador precisa ser capaz de compreender as características da peça e, de acordo com essas especificidades, compará-la com o espaço a ser preenchido. Além disso, no caso das crianças, o jogo ajuda a desempenhar esse mesmo papel nas demais atividades da vida infantil e, posteriormente, na adulta.

  4. Aumenta a criatividade

    O quebra-cabeças é um jogo completamente criativo. Afinal de contas, ele desperta a necessidade da criança pensar “fora da caixa”. Todo esse processo, quando bem trabalhado, será refletido na vida adulta, possibilitando que o indivíduo lide com as adversidades de uma maneira inovadora, sempre procurando novas possibilidades.

  5. Desenvolve competências motoras

    O bom desenvolvimento da coordenação motora fina, a qual se caracteriza pelo uso de músculos pequenos e que realizam movimentos mais complexos, comuns nas mãos e pés, é extremamente importante para a vida adulta. Ao proporcionar uma brincadeira que desenvolve essa competência, os professores estarão investindo em um adulto que saberá executar atividades que requerem precisão, delicadeza e destreza.

  6. Encoraja o enfrentamento de desafios

    O quebra-cabeças, como bem sabe o senso comum, é um jogo mais complexo do que a maioria e exige do jogador uma postura mais focada e atenta para sua conclusão. Assim, o quebra-cabeças é uma ótima oportunidade de desenvolver um espírito destemido e arrojado na criança, dado ao fato de que o sujeito é incentivado a encontrar meios para conseguir a resolução do jogo, como fará, provavelmente, quando adulto.

  7. Revigora o convívio familiar
    Corpo Topico 7 PS 1

    Por ser um jogo que pode ser jogado por mais de uma pessoa, é uma ótima forma de reunir a família e viver um momento de interação de qualidade. Por meio dessa atividade, filhos e pais fortalecem o laço familiar, o que reflete também no tipo de relacionamento parental que essas pessoas terão no futuro.

  8. Auxilia na diminuição da ansiedade

    Como é um jogo que necessita de atenção, o quebra-cabeças é um ótimo aliado no combate à ansiedade. Ao prestar atenção no desafio, a criança perde o foco em outras situações e concentra-se somente nas atividades perante ela. Isso corrobora para que ela saiba lidar, de maneira melhor adaptada socialmente, a problemas futuros.

  9. Promove o trabalho em equipe
    Corpo Topico 9 PS 1

    Tendo em vista, como já falamos, que o quebra-cabeças propicia a atividade em equipe ao estabelecer o jogo em sala de aula, os educadores estarão incentivando as crianças a aprenderem a lidar com a diversidade dos colegas e, até mesmo, a compreenderem melhor as suas próprias personalidades. Assim como os outros aspectos abordados neste texto, isso corrobora para que elas tenham um melhor e mais saudável relacionamento social.

  10. Desenvolve o fortalecimento da autoestima

    Ao conseguir desenvolver o jogo de maneira a alcançar o objetivo final, completar o quebra-cabeças, a criança se sente satisfeita e útil. Esses sentimentos estruturam um ser humano mais seguro de si e com uma autoestima mais sólida o que, por sua vez, faz com que ela saiba dar valor às próprias características.

Além disso, existem outros brinquedos que são igualmente interessantes e muito instrutivos. Por exemplo, o lego e as peças de montar também são ótimos para desenvolvimento lógico e estratégico. Enfim, as opções são inúmeras. Vale realmente a pena investir!

Percebeu como é importante adicionar o quebra-cabeças na educação infantil. Ademais, é divertido e dinâmico usar esse jogo em situações de lazer familiar. Nós, da Super 25, sabemos como é essencial promover práticas sociais lúdicas para as crianças, por isso tentamos proporcionar sempre conteúdos relevantes e de qualidade.

Por isso, continue conosco e fique por dentro de outros conteúdos igualmente interessantes e instrutivos. Por exemplo, você pode ler agora nosso post incrível sobre quais são os melhores brinquedos para cada idade! Continue com a gente!